segunda-feira, setembro 21, 2009

O Vagabundo.

Filósofos são vagabundos. Teóricos são vagabundos. Artistas são vagabundos.

Produtivo é quem faz, quem move a máquina. O executivo é um exemplo a ser seguido por todos. Ele segue as ordens que recebe sem pestanejar, trabalha 12 horas por dia e mal tem tempo para dormir.

O militar também faz parte da nata da sociedade. Ele vai para guerra, mata e joga bombas sem questionar.

O engenheiro então é um primor! Constrói máquinas lindas que poluem o planeta, devoram nossos recursos naturais e além disso, projetam fuzis, mísseis e bombas. Isso sim é produtividade!

Os políticos, principalmente, são a personificação de Deus na terra! Como eu amo os políticos por produzirem tantas leis inúteis e que não funcionam! Como eu sinto adoração por eles por construirem castelos com meus impostos!

Não posso esquecer dos advogados e juízes! Que exemplo de integridade, honestidade e caráter! Fico pasmo de ver a velocidade do sistema judiciário! Fico impressionado em ver como acham brechas na constituição para inocentar assassinos, traficantes e banqueiros!

O professor então, nem se fala! Como eles são flexíveis e criativos! A habilidade deles em nunca se atualizar e criar novas teorias é impressionante! Eles são os portadores da verdade absoluta, praticamente santidades!

E os médicos? Nossa, são quase anjos! Vestem-se de branco, tratam pessoas como se fossem bonecos, perdem a sensibilidade em relação ao sofrimento alheio! Tratam o fígado, destroem o rim. Tratam o coração, destroem o estômago. Que maestria! Que visão vanguardista e holística! É muito inteligente dividir um sistema orgânico que funciona em sincronia total e absoluta, em várias partes individuais!

Newton era um vagabundo. Passava o dia sentado na sombra, pensado em coisas inúteis e sem sentido. Descobriu a lei da gravidade e mais um punhado de outras leis que mudaram o jeito que vemos o mundo para sempre. Sem ele, não haveria toda essa coisa inútil de cálculo diferencial e integral.

Albert Einstein é outro exemplo. Que vagabundo! Escreveu tantos números e letras "non sense" que descobriu a teoria da relatividade, a qual ainda nem tivemos condições de aplicar! Descobriu também o movimento browniano, o efeito fotoelétrico e mais um monte de besteira.

O Stephen Hawking então, fica sentado parado naquela cadeira o dia todo, só pensando. Foi forçado por problemas de saúde mas não deixa de ser um legítimo e autêntico vagabundo. Descobriu um monte de coisas ridículas, como a cosmologia teórica, os teoremas da singularidade e propôs leis mecânicas para os buracos negros.

E os gregos? Esses são os piores de todos! Sócrates, Platão, Aristóteles. Os camaradas não faziam nada o dia todo, curtiam o ócio. Totalmente dispensáveis na história da humanidade, não acham?

Mozart, Beethoven, Bach passavam o dia tocando e escrevendo música. Que mau exemplo! Proíbam seus filhos de ouvi-los! Muito cuidado!

Monet, Van Gogh, Picasso, Dali. A lista continua, repleta de vagabundos que não sabiam fazer mais nada além de pintar. Inúteis! Devemos banir seus nomes dos livros de história!

Meus caros, até eu que aqui estou, escrevendo essa bobagem sou um dos maiores vagabundos. Passo o dia inteiro pensando em coisas inúteis. Amor, compaixão, solidariedade, princípios. Ouço música o dia todo. Passo a maior parte do dia criando, desenhando, dando vida a coisas mortas.

Como me sinto desgraçado e inútil em ser esse vagabundo. Como é ruim não precisar trabalhar 12 horas todo dia. Como é ruim não ter que bater ponto. Como é ruim poder fazer tudo que eu quiser, na hora que eu quiser. Como é ruim ter tempo para pensar sobre quem eu sou.

É péssimo ter tempo para resolver meus conflitos, adquirir conhecimento e sabedoria.

Acho que vocês deveriam vir até a minha casa e me matar, antes que eu contamine a sociedade com toda essa inutilidade!

Vocês engenheiros, advogados, médicos, políticos e publicitários se entorpecem em sua sensação falsa de produtividade e de importância perante a sociedade. Mal sabem, que tudo que produziram e produzirão não tem valor algum e vai para debaixo da terra, junto do seu corpo sem vida, para apodrecer.

Nós, os vagabundos, que pensamos e produzimos conhecimento, somos eternizados. Nos estudaram, nos estudam e nos estudarão por todas as gerações que ainda estão por vir. Nossos pensamentos e idéias ecoarão para sempre, muito depois da nossa morte.

Se fosse para banir para sempre algumas pessoas da Terra, meus amigos altamente produtivos e respeitosos, a quem vocês baniriam? Baniriam os vagabundos ou vocês mesmos?

Checkmate.

Copyright © Rafael Morgan. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

3 comentários:

  1. por isso estou me tornando uma vagabunda!

    ResponderExcluir
  2. nao entendi nada um abraço.............

    ResponderExcluir
  3. A sensação que tenho é que me afirmo mais vagabunda a cada texto que leio aqui.

    Ótimo blog!

    ResponderExcluir